
Jandira realiza ações da Campanha Novembro Azul
Data: 12/11/2021 - Categoria: Notícias - A+ A-
Além do trabalho de conscientização contra o Câncer de próstata, realizado na UBS do Brotinho, a Diretoria de Comunicação tem feito diversas inserções publicitárias.
A Campanha Novembro Azul de Jandira, que iniciou com diversas inserções publicitárias, realizadas pela Diretoria de Comunicação, nos canais de comunicação da Prefeitura de Jandira, é ampliada com palestra de conscientização realizada na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim Brotinho.
A palestra, realizada na UBS do Brotinho, foi ministrada pelo médico Dr. Vinicyus Faria, e contou com a participação dos colaboradores e munícipes do bairro.
Com o título “Cuidar da Saúde também é coisa de Homem”, Dr. Vinicyus apresentou informações e orientações de relevância para a população masculina. Em um primeiro momento a palestra apresenta dados que alertam para a gravidade do tema, como: “O câncer de próstata é o segundo tipo de câncer que mais mata homens no Brasil.” Seguida da constatação da gravidade da enfermidade, passa-se para uma das principais justificativas para o alto número de óbitos de homens por câncer de próstata: “Quase 50% dos homens brasileiros nunca passaram em consulta com urologista.” Passado os alertas, o dado de esperança está no fato de que: “Quando detectado precocemente, o câncer de próstata tem até 90% de chance de cura.”
A apresentação continua respondendo às dúvidas sobre o que é o câncer de próstata, os fatores de risco, sinais e sintomas, exames para investigar, formas de prevenção e o tratamento.
Dada a relevância da informação, é importante ressaltar que na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas e quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura. Na fase avançada, os sintomas são:
- dor óssea;
- dores ao urinar;
- vontade de urinar com frequência;
- presença de sangue na urina e/ou no sêmen.
Os fatores de risco são: histórico familiar de câncer de próstata: pai, irmão e tio; raça: homens negros sofrem maior incidência deste tipo de câncer; e obesidade.
A única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce, por isso, mesmo sem a apresentação dos sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem estes fatores, devem ir ao urologista para conversar sobre o exame de toque retal, que permite ao médico avaliar alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos, e sobre o exame de sangue PSA (antígeno prostático específico).
Como forma de prevenção ao câncer de próstata, é importante: ter uma alimentação saudável, manter o peso corporal adequado, praticar atividade física, não fumar e, evitar o consumo de bebidas alcoólicas.
Por fim, destaca-se que todas as modalidades de tratamento são oferecidas, de forma integral e gratuita, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), portanto se o homem tem 45 anos ou mais, com fatores de risco ou 50 anos ou mais, sem os fatores de risco, é necessário que o mesmo compareça a uma UBS de Jandira para ser encaminhado ao médico especialista que realizará o(s) exames necessários.
""
----
Jornalista Samuel Reis
Prefeitura Municipal de Jandira
Rua Elton Silva, 1000 - Centro - Jandira - SP