Jandira anuncia vacinação para gestantes, puérperas e pessoas com comorbidades com 16 anos ou mais

Data: 17/08/2021 - Categoria: Notícias - A+ A-

A Prefeitura de Jandira, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), inicia amanhã, dia 18, a vacinação de gestantes, puérperas (mães que deram à luz em até 45 dias) e pessoas com comorbidades de 16 anos ou mais.

As grávidas em qualquer período gestacional deverão comprovar o estado gestacional através de comprovante de acompanhamento pré-natal ou laudo médico. As puérperas podem apresentar certidão de nascimento da criança.

As pessoas com comorbidades precisam entregar uma cópia do laudo médico ou exame que comprove o diagnóstico (com dados do paciente e CRM do médico) e apresentar documento oficial com foto e comprovante de endereço.

Para ser vacinado(a), é necessário fazer, apenas, o pré-agendamento no site https://vacinaja.sp.gov.br/  e comparecer no posto de vacinação.

O único posto de vacinação na cidade de Jandira, está situado na praça de eventos de Jandira, localizada na Rua Rubens Lopes da Silva, 106 no Centro de Jandira – SP, 06600-035.

O detalhamento das comorbidades definidas pelo Ministério da Saúde, pode ser visto abaixo:

I) Diabetes Mellitus:

Qualquer indivíduo com diabetes.

II) Hipertensão Arterial Resistente (HAR):

HAR é quando a Pressão Arterial (PA) permanece acima das metas recomendadas com o uso de três ou mais anti-hipertensivos de diferentes classes, em doses máximas preconizadas e toleradas, administradas com frequência, dosagem apropriada e comprovada adesão ou PA controlada em uso de quatro ou mais fármacos anti-hipertensivos.

III) Hipertensão arterial estágio 3:

PA sistólica, maior ou igual a 110 mmHg independente da presença de lesão em órgão-ativo (LOA) ou comorbidade.

IV) Hipertensão arterial estágio 1 e 2 com lesão em órgão-alvo e/ou comorbidade:

PA sistólica entre 140 e 179 mmHg e/ou diastólica entre 90 e 109 mmHg na presença de lesão em órgão-alvo e/ou comorbidade.

V) Insuficiência Cardíaca (IC):

IC com fração de ejeção reduzida, intermediária ou preservada; em estágios B, C ou D, independente de classe funcional da New York Heart Association.

VI) Cor-pulmonale e Hipertensão pulmonar:

Cor-pulmonale crônico, hipertensão pulmonar primária ou secundária.

VII) Cardiopatia Hipertensiva:

Cardiopatia Hipertensiva (hipertrofia ventricular esquerda ou dilatação, sobrecarga atrial e ventricular, disfunção diastólica e/ou sistólica, lesões em outros órgãos-alvo).

VIII) Síndromes coronarianas:

Síndromes coronarianas crônicas (Angina Pectoris estável, cardiopatia isquêmica, pós infarto Agudo do miocárdio, outras).

IX) Valvopatias:

Lesões valvares com repercussão hemodinâmica ou sintomática ou com comprometimento miocárdico (estenose ou insuficiência aórtica; estenose ou insuficiência mitral; estenose ou insuficiência pulmonar; estenose ou insuficiência tricúspide, e outras).

X) Miocardiopatias e Pericardiopatias:

Miocardiopatias de quaisquer etiologias ou fenótipos; pericardite crônica; cardiopatia reumática.

XI) Pneumopatias crônicas graves:

Indivíduos com pneumopatias graves incluindo doença pulmonar obstrutiva crônica, fibrose cística, fibroses pulmonares e asma grave (uso recorrente de corticoides sistêmicos, internação prévia por crise asmática).

XII) Doenças da Aorta, dos Grandes Vasos e fístulas arteriovenosas:

Aneurismas, dissecções, hematomas da aorta e demais vasos.

XIII) Arritmia cardíacas:

Arritmias cardíacas com importância clínica e/ou cardiopatia associada (fibrilação e flutter atriais. e outras).

XIV) Cardiopatias congênitas no adulto:

Cardiopatias congênitas com repercussão hemodinâmica, crises hipoxêmicas; insuficiência cardíaca; arritmias; comprometimento miocárdico.

XV) Próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados:

Portadores de próteses valvares ou mecânica; e dispositivos cardíacos implantados (marca’passos, cardiodesfibriladores; ressincronizadores; assistência circulatória de média e longa permanência).

XVI) Doença renal crônica:

Doença renal crônica estágio 3, ou mais (taxa de filtração glomerular < 60 ml/min/1,73 m²) e/ou síndrome nefrótica.

XVI) Imunossuprimidos:

Indivíduos transplantados de órgão sólido ou de medula óssea; pessoas vivendo com HIV; doenças reumáticas imunomediadas sistêmica em atividade e em uso de dose de prednisona ou equivalente>10 mg/dia ou recebendo pulsoterapia com corticóide e/ou ciclofosfamida; demais indivíduo em uso de imunossupressores ou com  imunodeficiências primárias; pacientes oncológicos que realizaram tratamento quimioterápico ou radioterápico nos últimos 6 meses; neoplasias hematológicas.

XVII) Anemia falciforme:

Indivíduos com anemia falciforme.

XVIII) Obesidade mórbida:

Índice de Massa Corpórea (IMC > 40)

XIX) Síndrome de Down:

Trissomia de cromossomos 21.

XX) Cirrose hepática:

Cirrose hepática Child-Pugh A, B ou C